Tumores de Mama

Câncer de Testículo

O Câncer de Testículo é o câncer mais comuns entre os homens de 15 a 35 anos. Corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. Trata-se de um tipo raro de câncer e pode alcançar 95% de chance de cura mesmo quando diagnosticado em fases mais avançadas ou metastática.

A faixa etária de incidência da doença é entre 15 e 50 anos, isto é, idade reprodutiva do homem. Nessa fase, é possível que o câncer de testículo seja confundido (ou até “camuflado”) com orquiepididimites, que é a inflamação dos testículos e dos epidídimos. Por isso é importante se conhecer e ser capaz de detectar alterações que possam acontecer com seus testículos.

Entre os principais sinais e sintomas, podemos citar:

  • Presença de nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha no testículo;
  • Alteração no tamanho do testículo;
  • Endurecimento do testículo;
  • Dor testicular;
  • Dor indeterminada na parte baixa do abdome;
  • Sinais inflamatórios como: inchaço, dor e aumento da temperatura local;
  • Aumento do volume das mamas (ginecomastia).

Quanto aos fatotes de risco para o desenvolvimento de neoplasia de testículo a criptorquidia, ou seja, a ausência de descida de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal durante o desenvolvimento fetal, representa um dos principais fatores. Também a história familiar e a presença a de lesões ou traumas na bolsa escrotal.

Geralmente, o tratamento requer a realização do procedimento cirúrgico para remoção do testículo e poderá ser complementado com radioterapia, quimioterapia ou controle clínico. A indicação da necessidade de complementação leva em conta fatores como presença ou a possibilidade de disseminação/metástase da doença para outros órgãos.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato.