Tumores de Mama

Tumores de Sistema Nervoso Central

Os tumores primários de Sistema nervosa central (SNC) compreendem um grupo de neoplasias originárias de diversos tipos celulares do SNC. As metástases de outros sítios representam a maioria dos tumores de SNC.

Dentre os tumores que se originam primariamente no SNC, os mais importantes e prevalentes são os astrocitomas (que inclui os glioblastomas), os oligodendrogliomas e os meningeomas. Dos tumores benignos, o meningeoma é o mais frequente e, dos malignos, os gliomas são os mais prevalentes, correspondendo a 80% dos casos. Estes podem ainda ser classificados em gliomas de alto ou baixo grau de acordo com as suas características histológicas.

A idade mediana de surgimento dos gliomas em adultos é em torno de 64 anos e a maioria desses tumores não possuem componente genético em sua origem, ou seja, são esporádicos. Como fator de risco, a radiação ionizante é o único fator ambiental reconhecido.

Os tumores cerebrais podem produzir sinais e sintomas de invasão local do cérebro, compressão de estruturas adjacentes e aumento da pressão intracraniana. Os sintomas mais comuns são:

  • Cefaleia recorrente e refratária é o sintoma mais comum. Início recente de cefaleia, especialmente se mais intensa pela manhã e associada a náuseas e vômitos chamam a atenção;
  • Náuseas e vômitos;
  • Crises convulsivas;
  • Déficit focal (simulando AVC);
  • Alteração de memória ou de comportamento.

O diagnóstico é realizado através de achados característicos na ressonância magnética de crânio com contraste, seguido de abordagem cirúrgica por mãos de neurocirurgião experiente, com a intenção de ressecção total do tumor. Pode ser necessário a adição de radioterapia e quimioterapia após a cirurgia, de acordo com o tipo de tumor e os achados da cirurgia. Nos últimos anos, houve grande avanço no entendimento das neoplasias do SNC, sendo identificados marcadores moleculares que podem nos guiar no planejamento de tratamento mais adequado para os pacientes.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato.